Como realizar então a apresentação oral do texto escrito?
Depois de termos feito as sugestões anteriores, existe duas formas que pode revestir a apresentação do trabalho e que pode desencadear uma discussão mais alargada no final da referida exposição. Referimo-nos ao método do debate e ao painel.
Debate
Este torna-se mais interessante sempre que há, quanto ao tema, duas ou mais opiniões sobre o mesmo. Durante o debate, cada “facção”, de uma forma lógica, procurava demonstrar a superioridade de uma tese sobre outra.
Só poderão participar activamente no debate os alunos quer, tendo conhecimento prévio do tema a abordar, resolveram adquirir conhecimento sobre o mesmo.
Este método, para além de se relevar uma óptima forma de abordar um assunto, permite desenvolver certas capacidades, tais como: a agilidade mental e o fortalecimento da auto-confiança.
Este método exige que haja um moderador, um secretário e a assistência.
O moderador deve estar sempre atento para ver a quem cabe a vez de tomar a palavra e para evitar que o debate não degenere em ataques pessoais ou linguagem menos correcta.
O secretário deve anotar o nome das pessoas que querem intervir, seguindo uma ordem para além de anotar num papel ou no quadro, não só os temas que estão em posição mas também os argumentos pró e contra de cada um deles.
Painel
Consiste em reunir várias pessoas que se apresentam como especialistas e que expõem as suas ideias sobre um determinado tema.
Há um auditório que segue o desenrolar da conversa dos intervenientes no painel e que pode, no final, fazer perguntas aos componentes do painel.
Os elementos do painel podem variar entre 3 e 6. Deve haver um roteiro previamente preparado por um coordenador.
Este deve orientar a sessão e não permitir que a apresentação do tema ultrapassa os objectivos que anteriormente tinha sido definidos para o painel.
Podes também, com os componentes do painel organizar um roteiro de perguntas que cubra todo o tema a atrair.
O coordenador abre a sessão, nunca expõe o seu ponto de vista, orienta a discussão, anota as intervenções, faz a síntese final do tema e encerra a sessão.
Este método terá tanto mais êxito quanto a plateia tiver muitos conhecimentos sobre o tema que está a ser trabalhado.
22 de abril de 2010
Como fazer a apresentação oral de um trabalho - Parte II
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário