1. Organização do Material
Depois de termos recolhido o (os) livro (s), artigo (s) de revista (s) ou outros documentos (ex: discos, cassetes áudio ou vídeo) de que se pretendem fazer fichas de leitura (porque têm informação essencial sobre o tema/objecto de estudo que nos interessa), há que registar os dados contidos nesses documentos de forma a que possam vier a ser úteis a quem realiza a investigação. A 1ª tarefa é de fazer a referência bibliográfica da obra consultada.
Para isso, devemos utilizar fichas bibliográficas de formato normalizado (NP-100 de 1971) de 75 mm×125 mm.
Devemos fazer uma ficha identificadora de cada obra e, em pista, ou seja, na margem inferior poder-se-ão colocar os temas que, dessa obra, foram objecto de fichas de assunto.
Expliquemos melhor:
Vamos ler a obra de Jacqueline Gascuel intitulada: Um espaço para o livro, com o subtítulo: Como Criar, animar ou renovar uma biblioteca, publicada em Lisboa, pela Editora D. Quixote, em 1987.
Esta obra interessa-nos como um todo ou porque tem apenas dois capítulos interessantes. Ex: um cujo título: A leitura um prazer e uma necessidade (da p. 11 até p. 15) e outro intitulado: Sentado, em pé, deitado (p.15-41).
A ficha bibliográfica dessa obra terá o seguinte aspecto:
22 de abril de 2010
Como fazer uma ficha de leitura - Parte I
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário