Aquela ficha bibliográfica será a ficha - base da qual serão feitas outras (por ex: por título, por assunto (s))
O número fichas por assunto, ou ideográficas, que se fazem a partir desta fichas - bases varia de acordo com o (s) tema (s) e profundidade com que pretendemos analisar a obra. Do livro referido e, limitando-se aos capítulos mencionados, poderiam ainda fazer outras fichas ideográficas.
Ex: Biblioteca Infantil
Audiovisuais
Leitura
Com as fichas – base, deve organizar-se um ficheiro por ordem alfabética do apelido do autor da obra, do artigo, do filme, etc.
Na ficha - base, quando a obra utilizada é pertença de uma indicação facilita a tarefa de quem indique o nome e a cota da obra. Esta indicação facilita a tarefa de quem, passados anos, retende voltar a consultar a mesma obra (pelo mesmo motivo ou por outro diferente daquele que o guiou na altura da realização da ficha).
As fichas ideográficas realizadas a partir daquela ficha – base podem ser feitas em fichas para o efeito já existentes no mercado de formato A5 (148 mm × 210 mm), A6 (105 mm × 148 mm). Algumas pautadas, ou lisas.
As fichas ideográficas devem apresentar-se como a seguir se indica (o exemplo continua a ser o da obra escolhida para exemplificação da ficha – base):
22 de abril de 2010
Como fazer uma ficha de leitura - Parte II
Se mais de uma obra de um mesmo autor for consultada, deve indicar-se, a seguir o nome, o título abreviado, seguido da data de publicação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário